Doença de Parkinson e Parkinsonismo, sabia que elas são diferentes?
- Monica Araujo Cardoso
- 30 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Quando falamos em tremor de repouso, lentidão dos movimentos, instabilidade postural, alterações posturais e rigidez podemos associar estes sintomas com a Doença de Parkinson (DP). Mas você sabia que a Síndrome Parkinsoniana, chamada também de Parkinsonismo pode desencadear essas mesmas queixas nos pacientes? A relação entre elas é muito estreita, por isto, é necessário avaliar bem cada caso.
Como já explicamos em vários posts, a Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo ocasionado pela perda da capacidade do cérebro produzir dopamina.
O Parkinsonismo pode estar relacionado a doenças neurodegenerativas, um grupo de doenças que apresentam causas diferentes, onde aqui citarei algumas delas:
Doença de corpos de Lewy
A doença de corpos de Lewy é semelhante à Doença de Parkinson clássica, clínica e patologica. O diagnóstico é clínico e consiste no aparecimento de sintomas parkinsonianos, demência, alucinações e delírios, os sintomas cognitivos geralmente precedem o início dos sintomas motores.
Parkinsonismo induzido por drogas, ou seja, efeitos colaterais causados por uso de alguns medicamentos. Os sintomas incluem face mascarada, tremor, rigidez e bradicinesia (lentidão anormal dos movimentos voluntários). Os sintomas tendem a ser simétricos (ao contrário da doença de Parkinson idiopática.
Paralisia supranuclear progressiva
Distúrbio neurodegenerativo, afetando uma área do cérebro chamada gânglios da base e tronco encefálico, os primeiros sintomas incluem dificuldade em se levantar de uma cadeira, distúrbios de marcha, quedas frequentes, dificuldade de olhar para cima e para baixo sem movimentar o pescoço e alterações na fala semelhantes à Doença de Parkinson.
Para diagnosticar ambas é preciso conhecimento e cautela, já que o nos casos leves de Parkinsonismo ou aqueles que ainda estão em estágios iniciais, pode ser confundido com a Doença de Parkinson. No Parkinson é fundamental observar pelo menos dois dos principais sintomas: tremor, lentidão de movimento, rigidez dos membros e problemas de equilíbrio e/ou coordenação.

Comments