top of page

Conceito Bobath: Abordagem de tratamento clínico para adultos e crianças com lesões encefálicas

  • Foto do escritor: Monica Araujo Cardoso
    Monica Araujo Cardoso
  • 4 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Conceito Bobath é uma técnica que busca resolver problemas de indivíduos com distúrbios da função do movimento e controle postural devido a lesões do sistema nervoso central com objetivo de otimizar a atividade e a participação do mesmo, fazendo com que ele volte a ser funcional com a máxima qualidade possível.

Um dos seus princípios é restabelecer o movimento funcional, gerar empoderamento, alta eficácia, confiança à realização dos movimentos priorizando o controle postural, a capacidade de desempenhar movimentos seletivos e apropriados além de um melhor desempenho sensório motor.

Para o conceito Bobath prover informações sensoriais específicas apropriadas diante das necessidades dos pacientes modifica o controle postural do indivíduo, modifica a capacidade do indivíduo de gerar movimentos seletivos e por tanto ser mais funcional, e são através de informações sensoriais que os terapeutas acessam os indivíduos. Um posicionamento muda informações sensoriais oferecidas ao paciente, um melhor alinhamento biomecânico, a estimulação sensorial tátil promoverá informações apropriadas habilitando os indivíduos a desempenhar e a promover respostas motoras. Isso tudo pode ser feito através de facilitações habilidosas onde podemos utilizar nossas próprias mãos ou até mesmo um comando verbal apropriado, mudanças no ambiente são bem vindas para que essas informações sensoriais modifiquem o controle motor do mesmo.

O conceito fornece uma estrutura para a análise do movimento funcional com base no entendimento de que um problema neurológico afetam vários sistemas do corpo do indivíduo e a intervenção fisioterapêutica concentra-se na recuperação de movimentos típicos, minimizando movimentos atípicos e compensatórios, enquanto reconhece que os problemas de movimento são influenciados pelas experiências vividas pelas pessoas antes e após a lesão neurológica.

Nós como terapeutas devemos encontrar potenciais em nossos pacientes, pois todos os pacientes apresentam potenciais e não focar só no problema, devemos utilizar os potenciais para resolução dos problemas.


Para maiores informações entre em contato será um prazer lhe conhecer.

ree



 
 
 

Comentários


(47) 99645-4808

©2020 por Dra. Monica Araujo Fisioterapeuta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page