top of page

Reabilitação vestibular nos pacientes com Parkinson

  • Foto do escritor: Monica Araujo Cardoso
    Monica Araujo Cardoso
  • 27 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

A principal característica da Doença de Parkinson é a degeneração dos neurônios dopaminérgicos, que são responsáveis principalmente pelo nosso movimento, seja ele voluntário ou automático. Por isso, uma pessoa acometida por esta doença apresenta como principais sintomas o tremor de repouso, rigidez muscular e a dificuldade para caminhar.


A instabilidade postural também se manifesta e, infelizmente, ocasiona diversos relatos de quedas em pacientes acometidos pelo Parkinson. Para nos movimentarmos é imprescindível que o nosso corpo esteja o mais estável possível.


Assim, como tratamento terapêutico, a reabilitação vestibular deve ser realizada por um profissional fisioterapeuta que irá avaliar as principais queixas e personalizar os exercícios conforme as necessidades de cada indivíduo.


Segundo estudos, os exercícios de reabilitação vestibular desempenham um papel importante no controle postural durante a posição ereta e durante a caminhada, melhorando a queixa de tontura, o equilíbrio, aumentando a velocidade da marcha e reduzindo as quedas.


Este tratamento visa reintegrar o paciente para que ele possa realizar as suas atividades diárias com mais qualidade de vida. Tenho muitas outras informações sobre a reabilitação vestibular. Se quiser conhecer seus benefícios é só entrar em contato comigo.

 
 
 

Commentaires


(47) 99645-4808

©2020 por Dra. Monica Araujo Fisioterapeuta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page